segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

TEORIA 1

DESEJO IR PARA O FORUM
QUALIDADE DO SOM> O som é composto de 4 elementos:
1-ALTURA> A capacidade de um som ser mais grave ou mais agudo.
2-DURAÇÃO> O tempo pelo qual o som se prolonga.
3-TIMBRE> Colorido sonoro obtido apartir de um som.Depende da fonte sonora, do instrumento, etc..
4-INTENSIDADE> Capacidade de um som ser mais forte ou mais fraco.

PAUTA OU PENTAGRAMA> É o conjunto de 5 linhas e 4 espaços usado para escrever música de maneira geral. As linhas e espaços são contados de baixo para cima. Nas linhas e espaços situados mais acima escrevemos as notas mais agudas( sons finos), nas linhas e espaços mais abaixo, as notas mais graves( sons fortes, grosso)No teclado, piano, órgãos e alguns instrumemnto de tecla, as notas mais agudas são as que estão á direita, as mais graves são as que estão á esquerda.


pauta / pentagrama




CLAVES> As claves dão nome as notas musicas e indicam as alturas onde estas devem soar. Normalmente vêm colocadas no início da pauta. Para piano e alguns outros instrumentos são utilizado 2 claves: SOL e FÁ. As claves mais usadas são a de SOL, nos registros mais agudo, e a de FÁ nos registros mais graves.

DÓ CENTRAL> Dó central é a nota dó3 que se encontra no meio do piano, teclado e outros instrumentos de teclas.







CLAVE DO SOL> A clave de sol é usada para escrever as notas que vão da região média á aguda. Do dó central até a nota mais grave. Na 2° linha de baixo para cima é encontrda a nota sol, na clave de sol. Apartir da clave damos nome as outras notas.





CLAVE DE FÁ> A clave de fá é usada para notas mais graves, geralmente por instrumentos ou vozes que atuam no registro grave. A nota FÁ se encontra na 4° linha de baixo para cima. Podemos localizala apartir do exemplo abaixo:

Um comentário:

Marquito disse...

O dó3 (dó central) fica entre as claves de fá e sol, ou seja, entre elas. Com esta configuração, a nota Dó-3 do 'central do piano' ocupa a primeira linha suplementar superior (comparando com a clave de fá). Por esta razão, costuma-se dizer que a clave de fá começa onde a de sol termina. A nota Dó-3 é indicada pelo centro da figura (o encontro entre os dois Cs invertidos). Originalmente a clave de dó foi criada para representar as vozes humanas.

Cada voz era escrita com a clave de dó em uma das linhas. O alto era representado com a clave na terceira linha, o tenor na quarta linha e o mezzo-soprano era representado com a clave de Dó na segunda linha. Este uso se tornou cada vez menos frequente e esta clave foi substituída pelas de sol para as vozes mais agudas e a de fá para as mais graves.

Hoje em dia, a posição mais frequente é a mostrada na figura, com o dó na terceira linha, representando uma tessitura média, exatamente entre as de sol e fá. Um dos únicos instrumentos a utilizar esta clave na sua escrita normal é a viola.

Esta clave também pode aparecer ocasionalmente em passagens mais agudas do trombone. Seu uso vocal ainda é utilizado quando são utilizadas partituras antigas.